Como automóvel estradista, fazia médias na ordem de 130 a 140 km/h, era impressionante a entrega desta maquina quando era necessário vencer subidas, mantendo velocidades de 150 a 160 km/h mesmo com cinco passageiros e carga. Portanto tanto em aceleração como potência de origem parece-me uma base ideal para dar inicio a este projecto, a construção de um Locost com mecânica Peugeot 504 GL.
Nos meus documentos constam os manuais de reparação e de peças da Peugeot assim como muitos manuais, brochuras e catálogos da época referentes a este modelo, tambem tenho informação sobre a evolução deste motor Peugeot designado por XN 1, que teve o seu expoente maximona versão TN que debitava 110 cv, dispunha de um sistema de escape mais evoluido e um carburador de duplo corpo solex vertical 36 36.
Espero vir a conseguir um acréscimo de potência na ordem de 10 a 15 cv, elevando assim este motor de 98 cv para perto dos 115 cv, de modo a manter a sua fiabilidade.
Na imagem um teste feito na época com duas pessoas a bordo :
(Clique na imagem para ampliar)
Desenho do motor do Peugeot 504 GL de 2000 cc, aqui pode-se observar dois dos problemas que vou ter de resolver, primeiro a inclinação deste motor a 45 graus, que o benificia baixando o centro de gravidade, mas tem o inconveniente de aumentar a largura. Segundo problema, a implantação do motor no chassi devido à configuração do carter, que possui dentro a bomba de oleo.Motor do 504 TN, uma evolução do motor XN1, em que se obtiveram 110 cv, devido a alterações na carburação e do novo desenho do escape.Neste corte pode-se observar a localização da bomba do oleo (17) e o carter (16).
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